quinta-feira, 7 de maio de 2009

A origem secreta de Wolverine



Ta aí... na onda de X-MEN ORIGINS:WOLVERINE... aproveite!(qualquer coisa é so clicar na Imagem)

Continue lendo...

Dragões: Parte II

Opa! E aí? beleza? A vida é dura eu sei, mas nada melhor que a HIPERFANTASIA pra fugir da gripe suína não?? Ta aí o post de hoje... apreciem, SOFRI PRA ESCREVER!!

Dragões ao redor do mundo

A imagem mais conhecida dos dragões é a oriunda das lendas européias, mas a figura é recorrente em quase todas as civilizações antigas.

Há a presença de mitos sobre dragões em diversas outras culturas ao redor do planeta, dos dragões com formas de serpentes e crocodilos da Índia até as serpentes emplumadas adoradas como deuses pelos astecas e diversos outros, variando enormemente em formas, tamanhos e significados.

Oriente médio:

No Médio Oriente os dragões eram vistos geralmente como encarnações do mal. A mitologia persa cita vários dragões como Azi Dahaka que atemorizava os homens, roubava seu gado e destruía florestas.

Na cultura persa, originou-se a idéia de grandes tesouros guardados por eles e que poderiam ser tomados por aqueles que o derrotassem, hoje tema tão comum em histórias fantásticas.

Na mitologia babilônica todos os deuses descendiam do dragão-fêmea ou dracena TIAMAT (Sim nerd, o de caverna do dragão!!Na verdade um homônimo pra ser exato.), mas essa começou a enxergá-los como um estorvo e planejou matá-los.

Dragões na Mesopotâmia

Na Mesopotâmia também havia essa associação de dragões com o mal e o caos. Os dragões dos mitos sumérios, cometiam grandes crimes, e por isso acabavam punidos pelos deuses.Na mitologia grega existe o dragão lord (dragão rei) que ainda habita no monte olimpo, e ainda existem serpentes servas por toda a Grécia escondidas em buracos(AHAAAAAAAAM Acredito mesmo!).

Dragões nas lendas orientais

Na China, a presença de dragões na cultura é anterior mesmo à linguagem escrita e persiste até os dias de hoje, o dragão é considerado um símbolo nacional chinês. Na cultura chinesa antiga, os dragões possuíam um importante papel na previsão climática, eram considerados responsáveis pelas chuvas.

Nos mitos do extremo oriente os dragões geralmente desempenham funções superiores a de meros animais mágicos, muitas vezes ocupando a posição de deuses.

Dragões na Bíblia

Os dragões segundo a cultura cristã são aqueles que mais influenciaram a nossa visão contemporânea dos dragões.

Muito da visão dos cristãos a respeito de dragões é herdado das culturas do médio oriente e do ocidente antigo, como uma relação bastante forte entre os conceitos de dragão e serpente (muitos dragões da cultura cristã são vistos como simples serpentes aladas, as vezes também com patas), e a associação dos mesmos com o mal e o caos.

Há ainda, no antigo testamento, no LIVRO DE JÓ 41:18-21, a seguinte descrição:

“Os seus espirros fazem resplandecer a luz, e os seus olhos são como as pestanas da alva.
Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela.
Dos seus narizes procede fumaça, como de uma panela que ferve, e de juncos que ardem.
O seu hálito faz incender os carvões, e da sua boca sai uma chama.”

O Leviatã, a serpente cuspidora de fumaça do livro de Jó, também é considerado um dragão bíblico. Os dragões nas histórias cristãs acabaram por adotar esta imagem de maldade e crueldade, sendo como representações do mal e da destruição.

O caso do mais célebre dragão cristão é aquele que foi morto por São Jorge, que se banqueteava com jovens virgens até ser derrotado pelo cavaleiro. Esta história também acabou dando origem a outro clássico tema de histórias de fantasia: o nobre cavaleiro que enfrenta um vil dragão para salvar uma princesa.

Dragões na América

Os dragões aparecem mais raramente nos mitos dos nativos americanos, mas existem registros históricos da crença em criaturas "draconídeas".

Um dos principais deuses das civilizações do golfo do México era Quetzacoatl, uma serpente alada

No folclore brasileiro existe o Boitatá (Podia ser algo melhor concordam??), uma cobra gigantesca que cospe fogo e defende as matas daqueles que as incendeiam.

Dragões nas lendas européias

No ocidente, em geral, predomina a idéia de dragão como um ser maligno e caótico, mesmo que não seja necessariamente esta a situação de todos eles. Nos mitos europeus a figura do dragão aparece constantemente, mas na maior parte das vezes é descrito como mera besta irracional, em detrimento do papel divino/demoníaco que recebia no oriente.

A visão negativa de dragões é bem representada na lenda nórdica de Siegfrid e Fafnir , em que o anão Fafnir acaba se transformando em um dragão justamente por sua ganância e cobiça(Recomendo a leitura).

Serpentes marinhas como Jormungand, da mitologia nórdica, era o pesadelo do Vikings; por outro lado, a proa de seus navios eram entalhadas com um dragão para espantá-lo.

A lenda polonesa do dragão Wawel (Se você estuda na UTFPR de PB, tem esse livro lá... escondido mas lá!) conta como um terrível dragão foi morto perto da atual cidade de Cracóvia.

Durante a idade média as histórias sobre batalhas contra dragões eram numerosas. A existência dessas criaturas era tida como inquestionável, e seu aspecto e hábitos eram descritos em detalhes nos bestiários da Igreja católica.

Muitos povos celtas, por exemplo, possuíam imagens dragões em seus brasões familiares, e há também muitas imagens de dragões como estandartes de guerra desses povos. Em Portugal, o dragão mais famoso é a "Coca"(Ó o cuzcuz aee!! Aí tem sinal!!) ou "coca rabixa". A festa da "coca" realiza-se no dia de Corpus Christi.

No ano de 2006 o Discovery Channel exibiu um documentário dissertando que os dragões realmente existiram. Seriam a evolução de certos répteis. O fogo poderia ser expelido pela boca pois havia gás metano junto de demais gases dentro do estômago, assim como nós mesmos temos.

Dragões aparecem em várias histórias do gênero fantasia, desde The Hobbit de J.R.R. Tolkien com o dragão Smaug, passando por Conan de Robert E. Howard e chegando a filmes modernos como REINO DE FOGO.

O dragão considerado clássico foi imortalizado principalmente pela figura de Smaug, em TheHobbit, livro de J. R. R. Tolkien(INDICO MESMO!), Smaug acabou se tornando o estereótipo do dragão fantástico atual.

Já que acabei por falar em Tolkien... a 3ª parte da Série DRAGÕES será sobre DRAGÕES nos livros de TOLKIEN (Sim, sou maluco por Tolkien).


Continue lendo...